Tudo sobre sal, sodio e potassio. Encontre aqui a informação completa sobre sódio e potássio. Descubra tudo sobre estes minerais e como funcionam na saúde. Sal, sódio, potássio e a pressão sanguínea. Explicação sobre como funciona a bomba de sódio e potássio.

 

Saúde com Inteligência - Saude On Line


   Digite na caixa abaixo o que você procura:

Pesquise no Google

 

 

 
 
 

SAÚDE COM INTELIGÊNCIA - O SEU GUIA DE SAÚDE ON-LINE
 

HOME DOENÇAS ASSUNTOS ARTIGOS AVISO LEGAL PUBLICIDADE CONTATO

 

SAL, SÓDIO E POTÁSSIO
Entenda a relação entre Sal, Sódio e Potássio

O que é o SÓDIO?

O sódio é um elemento químico de símbolo Na (Natrium em latim), de número atômico 11 ( 11 prótons e 11 elétrons ) e massa atômica 23u. Foi isolado em 1807 por Sir Humphry Davy por meio da eletrólise da soda cáustica fundida (se a eletrólise for feita com solução de soda cáustica, irá se obter hidrogênio e oxigênio apenas). É um elemento químico essencial.


Sodio
SODIO


Diferença entre sal e sódio

Apesar de muitas vezes os termos serem usados como sinônimos, sal e sódio não são a mesma coisa. O sódio (Na) é um mineral que se liga ao cloro (Cl) para formar cloreto de sódio (NaCI), este sim o nosso sal de cozinha.

O sódio tem a função de equilibrar a parte hídrica do organismo. Já o cloro, outro mineral que compõe o sal, é fundamental para o processo digestivo.

O sódio, e não o sal em si, é responsável pelos danos relatados no organismo. É o sódio que está diretamente relacionado com a hipertensão arterial e outros problemas como derrame cerebral, catarata, problemas renais e até mesmo casos de câncer gástrico (estômago).

Havendo uma concentração maior de sódio, há uma diminuição na excreção de urina. Dessa forma, o coração é forçado a bombear com mais força para manter um volume maior de líquido em circulação, aumentando, assim, a pressão arterial. As pessoas que apresentam esse problema devem tomar mais líquidos para compensar. Os ganhos também são consideráveis diante de uma redução diária de sal.



sal, sodio e potassio


 

O que é POTÁSSIO?

 

O potássio é um elemento químico de símbolo K (do latim "kalium", nome original da sua base KOH), número atômico 19 (19 prótons e 19 elétrons), metal alcalino, de massa atómica 39u, coloração branco prateado, abundante na natureza, encontrado principalmente nas águas salgadas e outros minerais. Oxida-se rapidamente com o oxigênio do ar, é muito reativo especialmente com a água e se parece quimicamente com o sódio. É um elemento químico essencial.

 

Potassio
POTASSIO

 

 

Relação entre Sódio e Potássio
 

Sódio e Potássio
SÓDIO E POTÁSSIO

O potássio funciona como proteção contra hipertensão e aci-dente vascular cerebral.

Embora o sódio seja o mineral mais diretamente relacionado com a hipertensão, sabe-se, hoje, que outros minerais também podem interferir nos níveis de pressão.

O que determina o nível de pressão não seria, portanto, a quantidade de sódio isoladamente, mas a relação potássio/sódio. Alimentos ricos em potássio são os brócolis, os legumes, o abacate, a banana, a batata, entre outros.

Atenção: Sopas prontas são recordistas em sódio, seguidas por condimentos como mostarda, ketchup, molhos de salada e molhos de churrasco.



 

pressão-alta ou hipertensão
Presssão-Alta: Quando o pai e a mãe são hipertensos, a chance de o filho ter pressão alta é de aproximadamente 60%. E metade dos casos de hipertensão – que atinge 25% da população – é causada pelo excesso de sal, composto por cloreto de sódio (40%) e cloreto de potássio. Segundo cardiologistas e nefrologistas, um pacote de 1 kg deve durar quase dois meses para uma família de quatro pessoas.

 

 

 

 

Bomba de Sódio e Potássio
 

A bomba de sódio e potássio tem como principais funções bombear o sódio e o potássio na célula e também é responsável pela manutenção do potencial elétrico da membrana plasmática. É um mecanismo de transporte ativo primário, pois necessita vencer um gradiente de concentração, com isso existe o gasto de ATP que é utilizado como fonte de energia.

O sódio é uma molécula higroscópica, ou seja uma molécula que arrasta água, com isso pode ocorrer a estumefação da célula, ela vai inchar podendo até romper a membrana, a bomba de sódio e potássio existe justamente para evitar esse rompimento da membrana.

A bomba de sódio e potássio é composta por duas subunidades, a alfa e a beta.


Bomba de sódio e potássio
BOMBA DE SÓDIO

Na subunidade alfa a bomba tem três sítios de ligação do sódio, quando o sódio se liga nesses sítios de ligação, a subunidade beta sofre uma alteração conformacional, abrindo-se um sítio ativo de ligação de ATP, com isso o ATP se liga na subunidade beta e é hidrolisado gerando energia para a bomba enviar o sódio para o meio extracelular.

Depois de enviar o sódio para o meio extracelular, a subunidade alfa tem baixa afinidade pelos íons de sódio, já á subunidade beta aumenta sua afinidade pelos íons de potássio, com isso dois íons de potássio se ligam na subunidade beta, o fosfato que foi utilizado para gerar energia se desliga da subunidade beta, fazendo com que a bomba volte a sua formação original levando o potássio para o meio intracelular.

A bomba sempre envia três íons de sódio para o meio extracelular e traz dois íons de potássio para o meio intracelular, com esse mecanismo quando o sódio é mandado para fora da célula ele leva consigo a água, evitando assim a estumefação celular.


 

 

 

 


 


  Digite na caixa abaixo o que você procura:

Pesquise no Google

 


Voltar a página inicial do Saúde com Inteligência.

 

ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL ACNE AFTA ALCOOLISMO ALOPECIA ALZHEIMER ARTERIOSCLEROSE ARTRITE ARTROSE BACTÉRIAS BELEZA BELEZA NATURAL BRONQUITE AGUDA BRONQUITE CRÔNICA BICO DE PAPAGAIO BROTOEJA BURSITE CABELOS CÁLCULO BILIAR CÁLCULO RENAL CALVÍCIE CÂNCER CELULITE COLESTEROL CÓLICAS MENSTRUAIS CÓLICA RENAL CORRIMENTO VAGINAL DIABETES DISFUNÇÃO ERÉTIL DENGUE DEPRESSÃO DOR DE GARGANTA EMAGRECIMENTO ENVELHECIMENTO PRECOCE ESPORÃO ESTRESSE ESCLEROSE MÚLTIPLA EXAME DE SANGUE EXAME DE URINA FARINGITE FEBRE FIBROMIALGIA FLATULÊNCIA FALTA DE MEMÓRIA GASTRITE GENGIVITE GLICOSE NO SANGUE GOTA GRIPE GUIA DO BEBE HIPERTENSÃO ARTERIAL HALITOSE HEMOGRAMA HEMORRÓIDAS HEPATITE HERPES HIPNOSE HIPOGLICEMIA HOMEOPATIA IMPOTÊNCIA INFECÇÃO INSÔNIA LARINGITE L-CARNITINA LEUCEMIA LEUCORRÉIA LÚPUS MAGNÉSIO MAL DE PARKINSON MASSAGEM MEMÓRIA MENOPAUSA MINERAIS NÁUSEA NEFRITE NEVRALGIA OSTEOPOROSE OSTEOARTROSE OBESIDADE OLIGOELEMENTOS PANCREATITE PÉ DIABÉTICO PEDRA NOS RINS PEDRA NA VESÍCULA PRESSÃO ALTA PREVENÇÃO DE DOENÇAS PRÍMULA QUEDA DE CABELO QUEIMADURAS QUEIXAS NA GRAVIDEZ RADICAIS LIVRES REJUVENESCIMENTO REUMATISMO SARAMPO SEMENTE DE CHIA SINUSITE SÍFILIS SOLUÇO SÓDIO E POTÁSSIO TENSÃO PRÉ-MENSTRUAL (TPM) TENDINITE TRIGLICERÍDEOS-TRIGLICÉRIDES TROMBOSE TUNEL DO CARPO ÚLCERA UNHA ENCRAVADA URETRITE URTICÁRIA VARICOCELE VARIZES VERMINOSE VERTIGEM VÍRUS ZONZEIRA ZUMBIDO NOS OUVIDOS

calculo renal  calculos renais  Pedra nos Rins  NQI funciona para tratar cálculo renal Cálculos Renal Cogumelo do Sol  NQI Pedra na Vesícula Artrite e Artrose 

nqi   suplementos   acne e espinhas www.jornaldasaude.com.br  www.cloretodemagnesiopa.com.br    www.listahotel.net  www.nqi.com.br  www.medicinaetratamentonatural.com.br  

Esta página e todas as informações contidas neste site são de propriedade SAÚDE COM INTELIGÊNCIA.

Referente a responsabilidade pelo uso das informações aqui contidas leia nosso DISCLAIMER.

Nenhuma parte deste website pode ser reproduzida sem a expressa autorização.
SAÚDE COM INTELIGÊNCIA - © 2007 -  2008 - 2009 - 2010 - 2011 - 2012 - Todos os direitos reservados.

Sal, sodio e potassio.