Queimadura com limão tem tratamento, mas pode trazer sérios transtornos para a pessoa, portanto, sempre que descascar ou espremer um limão é necessário lavar muito bem as mãos.

 

Saúde com Inteligência - Saude On Line


   Digite na caixa abaixo o que você procura:

Pesquise no Google

 

 

 
 
 

SAÚDE COM INTELIGÊNCIA - O SEU GUIA DE SAÚDE ON-LINE
 

HOME DOENÇAS ASSUNTOS ARTIGOS AVISO LEGAL PUBLICIDADE CONTATO

 

QUEIMADURA COM LIMÃO

Neste artigo vamos explicar tudo sobre queimadura com limão, quais as causas e tratamentos para este problema.

 

A causa do problema é manusear o limão, descascando ou espremendo e principalmente deixar que o seu sumo entre em contato diretamente com a pele permanecendo sem ser retirado através de uma boa lavagem das mãos utilizando algum tipo de sabão ou sabonete. Somente esta boa lavagem das mãos já seria o suficiente para evitar o problema.

O nome correto da doença ocasionada pela "queimadura com limão" é fitofotodermatose.

Ao manusear limão, sempre lave muito bem as mãos com sabonete e água abundante.

 

Queimadura com limão
QUEIMADURA COM LIMÃO

Tanto na casca como no suco do limão – em todas as variedades - existem substâncias que favorecem a formação de manchas na pele quando em contato com a mesma, e dependendo da quantidade e da forma como os limões foram manuseados, pode até ocorrer queimaduras de primeiro a terceiro grau.

A fitofotodermatose é uma inflamação da pele causada pelo contato com alguns alimentos crus durante a exposição ocupacional ou recreativa a luz solar. Essa resposta inflamatória é uma reação fototóxica aos compostos químicos, fotossensibilizantes presentes em frutas cítricas e vegetais tais como: limão, tangerina, laranja, lima, figo, manga e vegetais como aipo, coentro, cenoura, erva-doce, salsa e nabo.

Tais substâncias (no caso dos limões e tangerinas são os betacarotenos) são fotosensíveis, ou seja, reagem com a luz do sol e, quando em contato com a pele, podem causar manchas. Por este motivo, deve-se tomar os seguintes cuidados:

1. Evitar manusear limões estando no sol ou sabendo que irá tomar sol;

2. Após manusear poucos limões (3 a 5 unidades) lavar muito bem as mãos e local onde houve contato com o limão, antes de sair para o sol. De preferência, independente do manuseio de limões, sempre fazer uso de um filtro solar antes de sair ao sol.

3. Quando forem manuseados muitos limões – acima de 5 unidades – o ideal é usar um espremedor elétrico e luvas. O que acontece é que na casca dos limões existe um óleo que além de conter as substâncias fotosensíveis, também é um óleo muito fino, com a propriedade de ativar e penetrar rapidamente na circulação sanguínea. Portanto, quando forem muitos limões, não se deve espremê-los manualmente, pois a chance deste óleo penetrar na pele aumenta e de ocorrer queimaduras também.

De qualquer forma, mesmo que as manchas ocorram, elas demoram um tempo para sair (4 a 6 semanas), mas o corpo acaba absorvendo os pigmentos e as manchas desaparecem.

Se houver queimadura, um acompanhamento médico precisa ser feito.

A ingestão de Limão causa manchas? Ou tira manchas?

Existem pessoas que perguntam se o hábito de ingerir limões diariamente pode favorecer no aparecimento de manchas. A resposta é um grandioso NÃO, pois este fenômeno das manchas-clareamento depende do contato com a luz solar (foto = luz + sensível) e uma vez ingerido o suco, tal reação não tem a menor possibilidade de ocorrer. Tais substâncias, uma vez ingeridas, são metabolizadas, transformadas em nutrientes e deixam de ter exposição e sensibilidade à luz solar.

Apesar do limão ter função anti-manchas, ou seja, de um clareador, este fenômeno só acontece com fórmulas naturais de uso tópico (diretamente sobre a pele). Portanto, a ingestão diária do limão, via sucos e alimentação, não irá interferir em tratamentos anti-manchas ou de clareamento da pele.

O Limão tira manchas?

Uma informação interessante é que toda substância que causa manchas é um potente “redutor” de manchas. Assim sendo, clarear ou tirar manchas de roupas ou da pele com o limão, pode ser um tratamento natural e bastante eficaz. Entretanto, é sempre bom lembrar que durante qualquer tratamento anti-manchas, tomar sol é proibitivo e usar filtro solar FPS 30 é fundamental.

Outro cuidado importante: todo tratamento anti-manchas deve ser realizado somente durante o outono-inverno quando os raios solares estão mais brandos.

Existem receitas da cosmética natural onde o suco do limão é usado em receitas anti-manchas, esfoliante natural e até para tratar vitiligo.

O Limão causa problemas nos dentes?

Alguns dentistas consideram o hábito de chupar limão ou tomar suco puro do limão, uma possível agressão para o esmalte dos dentes. Alegam que o elevado teor de ácido cítrico do limão pode desmineralizar o esmalte e até causar sensibilidades.

Bem, tudo que é usado ou praticado com exagero acaba mesmo por gerar problemas. Mas, na verdade, o principal papel do limão nesta questão é de ser um agente que detecta problemas no esmalte dos dentes. Ele não gera problemas, mas sinaliza rapidamente que algum problema existe.

De qualquer forma, chupar limão, principalmente com sal, não é saudável, nem a melhor forma de consumir esta fruta. E, quando na necessidade de consumir o seu suco puro, como no caso da Terapia do Limão, é prudente usar um canudinho grosso para evitar o contato direto do suco com os dentes.

Entretanto, o suco puro de limão, passado com o auxílio de um cotonete sobre aftas e gengivas feridas, pode agir como um excelente bactericida e cicatrizante.

 

 

 



 

Leia também:

- Fotos de Queimaduras

- Queimaduras do Sol

- Queimadura com limão

- Queimaduras - Graus e Complicações

- Queimaduras - Perguntas e Respostas
 

  - Queimadura tratamento

- Queimadura Água Quente

- Queimaduras simples - cuidados

- Queimaduras - Primeiros Socorros
 

 


  Digite na caixa abaixo o que você procura:

Pesquise no Google

 


Voltar a página inicial do Saúde com Inteligência.

 

ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL ACNE AFTA ALCOOLISMO ALOPECIA ALZHEIMER ARTERIOSCLEROSE ARTRITE ARTROSE BACTÉRIAS BELEZA BELEZA NATURAL BRONQUITE AGUDA BRONQUITE CRÔNICA BICO DE PAPAGAIO BROTOEJA BURSITE CABELOS CÁLCULO BILIAR CÁLCULO RENAL CALVÍCIE CÂNCER CELULITE COLESTEROL CÓLICAS MENSTRUAIS CÓLICA RENAL CORRIMENTO VAGINAL DIABETES DISFUNÇÃO ERÉTIL DENGUE DEPRESSÃO DOR DE GARGANTA EMAGRECIMENTO ENVELHECIMENTO PRECOCE ESPORÃO ESTRESSE ESCLEROSE MÚLTIPLA EXAME DE SANGUE EXAME DE URINA FARINGITE FEBRE FIBROMIALGIA FLATULÊNCIA FALTA DE MEMÓRIA GASTRITE GENGIVITE GLICOSE NO SANGUE GOTA GRIPE GUIA DO BEBE HIPERTENSÃO ARTERIAL HALITOSE HEMOGRAMA HEMORRÓIDAS HEPATITE HERPES HIPNOSE HIPOGLICEMIA HOMEOPATIA IMPOTÊNCIA INFECÇÃO INSÔNIA LARINGITE L-CARNITINA LEUCEMIA LEUCORRÉIA LÚPUS MAGNÉSIO MAL DE PARKINSON MASSAGEM MEMÓRIA MENOPAUSA MINERAIS NÁUSEA NEFRITE NEVRALGIA OSTEOPOROSE OSTEOARTROSE OBESIDADE OLIGOELEMENTOS PANCREATITE PÉ DIABÉTICO PEDRA NOS RINS PEDRA NA VESÍCULA PRESSÃO ALTA PREVENÇÃO DE DOENÇAS PRÍMULA QUEDA DE CABELO QUEIMADURAS QUEIXAS NA GRAVIDEZ RADICAIS LIVRES REJUVENESCIMENTO REUMATISMO SARAMPO SEMENTE DE CHIA SINUSITE SÍFILIS SOLUÇO SÓDIO E POTÁSSIO TENSÃO PRÉ-MENSTRUAL (TPM) TENDINITE TRIGLICERÍDEOS-TRIGLICÉRIDES TROMBOSE TUNEL DO CARPO ÚLCERA UNHA ENCRAVADA URETRITE URTICÁRIA VARICOCELE VARIZES VERMINOSE VERTIGEM VÍRUS ZONZEIRA ZUMBIDO NOS OUVIDOS

calculo renal  calculos renais  Pedra nos Rins  NQI funciona para tratar cálculo renal Cálculos Renal Cogumelo do Sol  NQI Pedra na Vesícula Artrite e Artrose 

nqi   suplementos   acne e espinhas www.jornaldasaude.com.br  www.cloretodemagnesiopa.com.br    www.listahotel.net  www.nqi.com.br  www.medicinaetratamentonatural.com.br  

Esta página e todas as informações contidas neste site são de propriedade SAÚDE COM INTELIGÊNCIA.

Referente a responsabilidade pelo uso das informações aqui contidas leia nosso DISCLAIMER.

Nenhuma parte deste website pode ser reproduzida sem a expressa autorização.
SAÚDE COM INTELIGÊNCIA - © 2007 -  2008 - 2009 - 2010 - 2011 - 2012 - Todos os direitos reservados.

 

Este artigo é útil para explicar o que é queimadura com limão.