O que é nausea. Causas da nausea e do mal estar. Encontre aqui tudo sobre náuseas, tonturas e vômitos. Nauseas são uma defesa do organismo. Enjoo, mal estar, ânsia e náusea. Nausea na gravidez.

 

Saúde com Inteligência - Saude On Line


   Digite na caixa abaixo o que você procura:

Pesquise no Google

 
 
 
 

SAÚDE COM INTELIGÊNCIA - O SEU GUIA DE SAÚDE ON-LINE
 

HOME DOENÇAS ASSUNTOS ARTIGOS AVISO LEGAL PUBLICIDADE CONTATO


Náuseas

Náusea, também descrita como enjoo, mal-estar, ânsia de vômito, vontade de vomitar, embrulho.


 

Sensação desagradável, bem descrita pelas expressões familiares ânsia de vômito ou estômago embrulhado. Associa-se ao enjoo de viagem, principalmente das viagens por mar.

Náuseas são caracterizadas por uma desagradável sensação de vontade de vomitar. Geralmente são sentidas na parte superior do abdômen. Variam em intensidade e podem ou não ser seguidas por vômito.

Vômito é a expulsão forçada pela boca do conteúdo do estômago ou da porção inicial do intestino. Pode haver eliminação de alimentos ainda não digeridos, já digeridos ou apenas de secreções produzidas pelo corpo para possibilitar a digestão (saliva, suco gástrico, suco pancreático, bile).

Nauseas

NÁUSEAS

 

O tipo de material que será eliminado dependerá do tempo desde que a pessoa se alimentou até o momento do vômito e do tipo de problema que o está causando.

É importante diferenciar vômito de regurgitação. Esta última é o retorno não forçado de material do esôfago, estômago ou porção inicial do intestino, sem esforço ou contração de músculos da barriga ou tórax, e geralmente não associado à náusea. É o que frequentemente ocorre com bebês nos primeiros meses e em adultos com queixa de azia (refluxo gastroesofágico).

A náusea também é uma defesa do organismo, já que é a preparação para o vômito e a expulsão de substâncias que podem estar causando problemas ao organismo. É o caso da náusea que ocorre após consumo de grande quantidade de bebidas alcoólicas.


A náusea é um sintoma geral e inespecífico, que chama a atenção para um problema do organismo que nem sempre é facilmente detectável. As náuseas podem melhorar evitando-se a ingestão de alimentos sólidos e através da utilização de antieméticos.

 

Existe também a náusea de origem psicológica, como aquela que ocorre quando vemos alguma coisa repugnante, pode ser também tonturas repentinas. É a forma da consciência subjetiva de dizer que não aceita aquilo.

Deve-se diferenciar a náusea resultante da cinetose, comum em pessoas que passam mal em movimento, por ter tratamento distinto.


Náuseas na Gravidez

Um dos sintomas da gravidez são as náuseas e vômitos que incidem mais durante a 6ª e 12ª semanas de gestação. Normalmente as náuseas e os vômitos tendem a ser piores quando acordam e têm tendência a melhorar durante o dia. São sintomas considerados clássicos na gravidez, no entanto não devem estar associados a diarreia, cólicas, febres ou outros sintomas, caso ocorra devem ser imediatamente informadas ao médico ginecologista que a acompanha.

Nas primeiras semanas de gravidez, cerca de 80% das mulheres sofrem de náuseas. Devido a um aumento na quantidade dos hormônios femininos, ocorre uma maior sensibilidade do olfato, a produção em excesso de ácidos estomacais e o cansaço, o stress e fatores emocionais todos estes fatores podem piorar os enjoos e as náuseas e vômitos.

Nausea - Náusea

NÁUSEAS NA GRAVIDEZ

Estas náuseas e vômitos incidem no primeiro trimestre de gravidez, no final do terceiro mês de gestação estas melhoram, podendo persistir em alguns casos até ao final da gravidez mas de uma forma mais leve, uma vez que a sensibilidade do olfato está aumentada.

No caso de sentir que não consegue manter nada no estômago, e que estas náuseas e vômitos ocorrem com muita frequência pode falar com o seu médico que lhe poderá receitar uma dieta especial para evitar ou diminuir esta situação. O que não pode acontecer é ficar sem alimentos ou sem líquidos, pois pode comprometer a saúde da mãe e do bebe.


Quais são as causas de náuseas?

As causas de náuseas e vômitos são muito variadas. A maioria é causada por alterações que ocorrem diretamente no estômago ou intestino, mas certas situações envolvendo outros órgãos também causam esses sintomas. Por exemplo:

  • Gravidez;

  • Balançar de barcos;

  • Doenças do ouvido;

  • Enxaquecas;

  • Doenças ou infecções do cérebro;

  • Infarto do miocárdio;

  • Insuficiência renal;

  • Tratamento do câncer (quimioterapias);

  • Vários tipos de remédios.

 

 

Náuseas e tonturas
NÁUSEAS E TONTURAS

Entre os remédios mais conhecidos por causar náuseas e vômitos de forte intensidade estão os medicamentos usados para o tratamento do câncer (quimioterapia). Nesses casos a náusea e o vômito ocorrem por um estímulo diretamente no cérebro, que é quem coordena a sensação de náusea e inibe ou estimula o vômito.

Doenças em qualquer órgão podem causar náuseas ou vômitos.

Apesar da extensa lista de causas de náuseas e vômitos, as mais frequentes são as que causam "irritação" do estômago ou intestino, como as infecções alimentares, gastroenterites agudas e medicamentos como os antibióticos e anti-inflamatórios.

Outras causas menos comuns são as obstruções intestinais (que impedem a passagem do alimento pelo intestino) e as inflamações graves de órgãos do abdômen: apendicite, colecistite (inflamação da vesícula biliar), pancreatite, hepatite.

Pessoas com diabetes há muitos anos, especialmente se mal controlada, podem sentir náuseas e ter vômitos por uma dificuldade do estômago em se esvaziar e empurrar os alimentos em direção ao intestino (gastroparesia).

Em muitos casos, além da sensação de náusea em si, costuma-se sentir um mal estar generalizado, falta de vontade de comer, vontade de ficar parado e, em alguns casos, o paciente prefere ficar em uma posição específica, deitado ou sentado para se sentir melhor.

Geralmente, há outros sintomas associados à náusea que variam conforme a causa. Nas infecções gastrointestinais causadas por vírus ou bactérias, podem ocorrer simultaneamente ou em sequencia, dor e distensão abdominal e diarreia.

Cada uma das outras causas de enjoo são acompanhadas de sintomas próprios da doença e é importante que sejam descritos para o médico para que a causa possa ser descoberta e tratada.

 


Como se trata a Náusea?
 

A maioria dos episódios de náuseas, com ou sem vômitos, melhora espontaneamente em horas ou poucos dias. Enquanto permanecer o quadro é muito importante que se mantenha a hidratação. Adultos, e principalmente crianças e idosos, devem ser estimulados a manter abundante ingestão de líquidos (água, sopa, suco) para prevenir a desidratação.

É normal as pessoas não terem vontade de comer enquanto estão nauseadas, e não há necessidade de forçar a ingestão de comida. Todos os esforços devem ser concentrados em estimular o doente a beber líquidos.

 

Os quadros agudos costumam resolver-se em poucos dias, e após, o paciente pode gradualmente recuperar o que deixou de comer. Se o paciente tem vontade de comer, deve-se oferecer seguidamente pequenas quantidades de comida, preferentemente com pouca gordura. As sopas fervidas com cereais dentro (arroz, por exemplo) costumam ser bem aceitas e tem razoável quantidade de calorias.

nausea e vomito
NAUSEA E VOMITO

 

O tratamento da náusea em si pode ser feito com vários tipos de medicamentos usados por via oral ou injetáveis (via intramuscular ou intravenosa). Para seu uso é necessária a orientação de um médico.

Casos que não se resolvem em poucos dias, casos em que o indivíduo não consegue manter uma ingestão mínima de líquidos ou casos com sangramento ou outros sintomas importantes associados, devem ser avaliados por um médico para que este possa esclarecer a causa do problema, indicar exames, medicamentos e até internação hospitalar, se necessário.

 

Náuseas durante a gravidez
NÁUSEAS DURANTE A GRAVIDEZ

Alguns conselhos para diminuir ou acabar com as náuseas e vómitos durante a gravidez são:

Comece por evitar alguns alimentos com cheiros muito fortes, pois é esse cheiro que pode provocar o náusea e vomitar.

Tenha sempre ao lado da sua cama algumas bolachas, e quando acorda antes de se levantar coma uma ou duas bolachas e deixe-se estar durante cerca de 15 a 20 minutos, a posteriormente levante-se devagar.

Evite de comer por dois mas coma pouco quantidade várias vezes ao dia, pois o estômago vazio pode aumentar a náusea. Evite alimentos pesados, muito temperados, ácidos ou fritos, entre outros que sabe que lhe farão mal.

Coma entre as refeições alimentos leves como as bolachas e fruta, e beba muitos líquidos durante o dia.

Pergunte ao seu médico se pode tomar vitamina B6, e fale sobre o suplemento de ferro porque como é indigesto pode também piorar o seu estado. Existe vários tipos de suplemento e alguns poderão ser mais adequados para si do que outros.

O cheiro do limão acalma a náusea e tente relaxar.

 

 

 

 

Voltar a página inicial do Saúde com Inteligência.

 

ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL ACNE AFTA ALCOOLISMO ALOPECIA ALZHEIMER ARTERIOSCLEROSE ARTRITE ARTROSE BACTÉRIAS BELEZA BELEZA NATURAL BRONQUITE AGUDA BRONQUITE CRÔNICA BICO DE PAPAGAIO BROTOEJA BURSITE CABELOS CÁLCULO BILIAR CÁLCULO RENAL CALVÍCIE CÂNCER CELULITE COLESTEROL CÓLICAS MENSTRUAIS CÓLICA RENAL CORRIMENTO VAGINAL DIABETES DISFUNÇÃO ERÉTIL DENGUE DEPRESSÃO DOR DE GARGANTA EMAGRECIMENTO ENVELHECIMENTO PRECOCE ESPORÃO ESTRESSE ESCLEROSE MÚLTIPLA EXAME DE SANGUE EXAME DE URINA FARINGITE FEBRE FIBROMIALGIA FLATULÊNCIA FALTA DE MEMÓRIA GASTRITE GENGIVITE GLICOSE NO SANGUE GOTA GRIPE GUIA DO BEBE HIPERTENSÃO ARTERIAL HALITOSE HEMOGRAMA HEMORRÓIDAS HEPATITE HERPES HIPNOSE HIPOGLICEMIA HOMEOPATIA IMPOTÊNCIA INFECÇÃO INSÔNIA LARINGITE L-CARNITINA LEUCEMIA LEUCORRÉIA LÚPUS MAGNÉSIO MAL DE PARKINSON MASSAGEM MEMÓRIA MENOPAUSA MINERAIS NÁUSEA NEFRITE NEVRALGIA OSTEOPOROSE OSTEOARTROSE OBESIDADE OLIGOELEMENTOS PANCREATITE PÉ DIABÉTICO PEDRA NOS RINS PEDRA NA VESÍCULA PRESSÃO ALTA PREVENÇÃO DE DOENÇAS PRÍMULA QUEDA DE CABELO QUEIMADURAS QUEIXAS NA GRAVIDEZ RADICAIS LIVRES REJUVENESCIMENTO REUMATISMO SARAMPO SEMENTE DE CHIA SINUSITE SÍFILIS SOLUÇO SÓDIO E POTÁSSIO TENSÃO PRÉ-MENSTRUAL (TPM) TENDINITE TRIGLICERÍDEOS-TRIGLICÉRIDES TROMBOSE TUNEL DO CARPO ÚLCERA UNHA ENCRAVADA URETRITE URTICÁRIA VARICOCELE VARIZES VERMINOSE VERTIGEM VÍRUS ZONZEIRA ZUMBIDO NOS OUVIDOS

calculo renal  calculos renais  Pedra nos Rins  NQI funciona para tratar cálculo renal Cálculos Renal Cogumelo do Sol  NQI Pedra na Vesícula Artrite e Artrose 

nqi   suplementos   acne e espinhas www.jornaldasaude.com.br  www.cloretodemagnesiopa.com.br    www.listahotel.net  www.nqi.com.br  www.medicinaetratamentonatural.com.br  

Esta página e todas as informações contidas neste site são de propriedade do site SAÚDE COM INTELIGÊNCIA.

Referente a responsabilidade pelo uso das informações aqui contidas leia nosso DISCLAIMER.

Nenhuma parte deste website pode ser reproduzida sem a expressa autorização.
SAÚDE COM INTELIGÊNCIA - © 2007 -  2008 - 2009 - 2010 - 2011 - 2012 - Todos os direitos reservados.

Náuseas podem acontecer com qualquer pessoa. Enjoo, mal estar e nausea.