HERPES - Tudo sobre herpes simples, zoster, genital

Este é um artigo onde você vai entender o que é herpes. Depois desta leitura, saiba tudo sobre herpes. Um vírus que pode ser conhecido como herpes simples, herpes zoster, herpes genital ou herpes vaginal. Apesar de começar com uma ardência e coceirinha aparentemente inocentes, o herpes labial é uma infecção causada pelo vírus HSV1, responsável pelo aparecimento de bolhas e lesões ao redor da boca. Esses sintomas resultam do combate que o corpo humano faz ao vírus, o agente causador da doença instala-se de forma oculta no organismo e fica esperando uma oportunidade para ser ativado. "O vírus do herpes é recidivante. Por esse motivo, pode reaparecer devido a alguns fatores desencadeantes, como exposição solar em excesso, febre, trauma no local, infecções e estresse", esclarece Carla. Segundo a dermatologista, a primeira infecção herpética é normalmente mais grave e maior do que as outras. Mas se tratada adequadamente, o vírus pode não voltar a se manifestar. Veja fotos, conheça os sintomas, tratamento e cura da herpes.

 

Saúde com Inteligência - Saude On Line


   Digite na caixa abaixo o que você procura:

Pesquise no Google

 

 

 

SAÚDE COM INTELIGÊNCIA - O SEU GUIA DE SAÚDE ON-LINE
 

HOME DOENÇAS ASSUNTOS ARTIGOS AVISO LEGAL PUBLICIDADE CONTATO


TUDO SOBRE HERPES

Contagioso, o herpes é transmitido quando existe contato direto com a lesão atingida. Por isso, durante os dias em que as bolhas estiverem expostas, não é aconselhável beijar na boca, nem mesmo compartilhar copos e talheres. O período de manifestação da infecção pode variar entre sete e 15 dias. Sendo que após este período, os sintomas cessam, mas a doença não "vai embora", pois ainda não há cura. Aliás, dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) mostram que o problema atinge, hoje, em torno de 85% da população adulta brasileira. Se as manifestações da doença acontecerem com frequência, é importante consultar um infectologista o quanto antes para avaliar as condições do sistema imunológico. Quando há reincidência do aparecimento do herpes labial, o indicado é fazer um tratamento antiviral prolongando, a fim de fornecer resistência ao corpo e evitar o surgimento precoce de um novo quadro da doença. Para o tratamento dos casos reincidentes da doença - mais de seis episódios ao ano - é indicado que o paciente passe por um procedimento chamado "Profilaxia do herpes". Esse tratamento é feito com medicação oral ou até com vacina, mas só pode ser realizado com o acompanhamento de um dermatologista. Por isso, ao primeiro sinal do indesejável herpes labial, vale procurar um especialista, assim, é mais fácil evitar que a doença retorne com maior intensidade e duração.

 

 
 

O que é Herpes?

 

O herpes simples é uma doença viral recorrente, infecciosa muito contagiosa, geralmente benigna, causada por dois vírus da família dos Herpesviridae:

 

- Herpes simplex vírus 1 (HSV-1)
 

- Herpes simplex vírus 2 (HSV-2)

Herpes
HERPES

 


É característica destes vírus infectar algumas células de forma lítica causando lesão (com destruição da célula) como nos epitélios (células da pele e das mucosas) e outras de forma latente (sem atividade destrutiva) como em neurônios (células do sistema nervoso) de onde são reativados (por fatores vários como exposição ao sol, febre, período menstrual, traumatismo, stress, uso de determinados medicamentos ou situações de redução da resistência física) voltando a infectar de forma lítica as células sensíveis causando nova doença.

 

 

herpes simples

 

 

Os intervalos das recaídas são de espaçamento variado. O herpes faz pelo menos 640 mil novas vítimas todo ano no Brasil. Para ser transmitido, o vírus precisa apenas de alguns segundos de contato entre uma pessoa e outra. Depois do contágio, não tem mais volta: você vai carregá-lo pelo resto da vida.

 

Diferente do vírus HIV, que não é transmitido apenas pelo contato, o do herpes pode ser passado apenas através de um beijo. A doença não tem cura, mas se a pessoa tiver o sistema imunológico forte, consegue evitar novas crises e lesões. Além disso, o medicamento na hora certa pode evitar também o surgimento das feridas.

Na primeira vez que o herpes aparece, a lesão vem com muito mais força porque pega o sistema imunológico despreparado. O vírus é uma ameaça que o corpo não conhece, portanto não consegue impedir e demora a se defender, deixando o organismo mais vulnerável. Nas próximas infecções, o corpo se acostuma e consegue amenizar as lesões com uma defesa mais eficaz.

 

herpes zoster
HERPES ZOSTER

O herpes zoster é uma doença decorrente da reativação do vírus da varicela (vírus varicela-zoster) em latência, que afeta adultos e pacientes com a imunidade comprometida. Só ataca uma vez e imuniza a pessoa, mas  provoca uma dor desesperadora porque destrói o nervo onde está alojado. Essa dor persiste por meses e até anos porque o nervo demora muito para se regenerar.

Por algum motivo como estresse, mudança hormonal ou imunossupressão, o vírus da catapora se reativa, levando ao aparecimento de vesículas em zonas muito dolorosas -- alguns pacientes não aguentam nem o vento nessas áreas. Além de coceira e ardor, esse vírus também pode causar dor de cabeça, febre e mal-estar.

Quando o herpes zoster surge, fica concentrada em um lado do corpo e não chega a ultrapassar o meridiano central do corpo. Os locais mais comuns em que ela aparece são: a região torácica (53% dos casos), cervical (20%), do trigêmeo (15%) e lombossacra (11%).

 

 

 

O que é herpes. Tudo sobre herpes simples, zoster, genital, vaginal, fotos, sintomas, tratamento e cura. Tratamento da Herpes.

 


 

Tratamento da Herpes

O aciclovir é o principal remédio para evitar o aparecimento das lesões causadas pelo vírus da herpes. O medicamento não mata o vírus, apenas impede sua reprodução. A hora certa de passar o remédio é quando a pessoa começa a sentir aquela sensação de coceira, calor e incômodo localizados. Se aplicado em tempo, o remédio inibe a reprodução do vírus e evita a criação de ferimentos na camada mais superficial da pele.

Muita gente aplica o remédio quando já está com a lesão e isso é errado porque, depois de 72 horas da fase do comichão e da coceira, o remédio já perde quase que completamente sua eficácia.

No caso da herpes zoster, também podem ser aplicadas vacinas imunoestimulantes que diminuem a frequência e intensidade da doença. É importante procurar o médico logo quando surge a doença.

Tratamento da Herpes
 


 


 


Leia também:

Herpes Labial

 

Voltar a página inicial do Saúde com Inteligência.

 

ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL ACNE AFTA ALCOOLISMO ALOPECIA ALZHEIMER ARTERIOSCLEROSE ARTRITE ARTROSE BACTÉRIAS BELEZA BELEZA NATURAL BRONQUITE AGUDA BRONQUITE CRÔNICA BICO DE PAPAGAIO BROTOEJA BURSITE CABELOS CÁLCULO BILIAR CÁLCULO RENAL CALVÍCIE CÂNCER CELULITE COLESTEROL CÓLICAS MENSTRUAIS CÓLICA RENAL CORRIMENTO VAGINAL DIABETES DISFUNÇÃO ERÉTIL DENGUE DEPRESSÃO DOR DE GARGANTA EMAGRECIMENTO ENVELHECIMENTO PRECOCE ESPORÃO ESTRESSE ESCLEROSE MÚLTIPLA EXAME DE SANGUE EXAME DE URINA FARINGITE FEBRE FIBROMIALGIA FLATULÊNCIA FALTA DE MEMÓRIA GASTRITE GENGIVITE GLICOSE NO SANGUE GOTA GRIPE GUIA DO BEBE HIPERTENSÃO ARTERIAL HALITOSE HEMOGRAMA HEMORRÓIDAS HEPATITE HERPES HIPNOSE HIPOGLICEMIA HOMEOPATIA IMPOTÊNCIA INFECÇÃO INSÔNIA LARINGITE L-CARNITINA LEUCEMIA LEUCORRÉIA LÚPUS MAGNÉSIO MAL DE PARKINSON MASSAGEM MEMÓRIA MENOPAUSA MINERAIS NÁUSEA NEFRITE NEVRALGIA OSTEOPOROSE OSTEOARTROSE OBESIDADE OLIGOELEMENTOS PANCREATITE PÉ DIABÉTICO PEDRA NOS RINS PEDRA NA VESÍCULA PRESSÃO ALTA PREVENÇÃO DE DOENÇAS PRÍMULA QUEDA DE CABELO QUEIMADURAS QUEIXAS NA GRAVIDEZ RADICAIS LIVRES REJUVENESCIMENTO REUMATISMO SARAMPO SEMENTE DE CHIA SINUSITE SÍFILIS SOLUÇO SÓDIO E POTÁSSIO TENSÃO PRÉ-MENSTRUAL (TPM) TENDINITE TRIGLICERÍDEOS-TRIGLICÉRIDES TROMBOSE TUNEL DO CARPO ÚLCERA UNHA ENCRAVADA URETRITE URTICÁRIA VARICOCELE VARIZES VERMINOSE VERTIGEM VÍRUS ZONZEIRA ZUMBIDO NOS OUVIDOS

calculo renal  calculos renais  Pedra nos Rins  NQI funciona para tratar cálculo renal Cálculos Renal Cogumelo do Sol  NQI Pedra na Vesícula Artrite e Artrose 

nqi   suplementos   acne e espinhas www.jornaldasaude.com.br  www.cloretodemagnesiopa.com.br    www.listahotel.net  www.nqi.com.br  www.medicinaetratamentonatural.com.br  

Esta página e todas as informações contidas neste site são de propriedade SAÚDE COM INTELIGÊNCIA.

Referente a responsabilidade pelo uso das informações aqui contidas leia nosso DISCLAIMER.

Nenhuma parte deste website pode ser reproduzida sem a expressa autorização.
SAÚDE COM INTELIGÊNCIA - © 2007 -  2008 - 2009 - 2010 - 2011 - 2012 - Todos os direitos reservados.

Informação importante sobre herpes.