Hematuria - Sangue na urina ou hematúria

Hematúria é o nome que se dá a presença de sangue na urina. Existem algumas maneiras de caracterizar os tipos de hematuria, sendo elas a macroscópica, quando pode ser vista a olho nu, ou microscópica, quando só é detectada em análises de urina.

A hematúria ainda pode apresentar-se como sendo maciça, com ou sem coágulos, dismórfica ou monomórfica, persistente ou intermitente, isolada ou acompanhada de outros sinais e sintomas. A hematuria pode ter origem em qualquer sítio do trato urinário: rins, ureter, bexiga, próstata ou uretra.

 

Saúde com Inteligência - Saude On Line


   Digite na caixa abaixo o que você procura:

Pesquise no Google

 

 

 

SAÚDE COM INTELIGÊNCIA - O SEU GUIA DE SAÚDE ON-LINE
 

HOME DOENÇAS ASSUNTOS ARTIGOS AVISO LEGAL PUBLICIDADE CONTATO

 

Urocultura     Hematúria     Urina de 24 horas     Urina com sangue     Exame de urina gravidez     EAS     Exame de urina I   


TUDO SOBRE HEMATÚRIA

Provavelmente você já percebeu que as causas da hematuria são múltiplas e que nem sempre a investigação é tão simples. É importante salientar que mulheres durante o período menstrual podem apresentar hematúria, que nada mais é do que sangue vaginal que cai na urina. A análise precisa ser feita fora da menstruação para ter valor.

Algumas vezes os sinais e sintomas que acompanham a hematúria, tornam o diagnóstico fácil, como por exemplo: Mulheres jovens com ardência ao urinar (cistite); Febre, calafrios e vômitos (pielonefrite); Intensa dor lombar com irradiação para virilha (Cálculo renal); Idoso com jato urinário fraco (Hiperplasia de próstata). Outras vezes a história clínica ajuda, como no caso de anemia falciforme, traumas, uso de medicamentos ou esforço físico. Quando não há uma causa aparente do sangue na urina, inicia-se uma investigação mais complexa. O primeiro passo é diferenciar se o sangue que está ocasionando a hematúria vem dos glomérulos ou de outro ponto do trato urinário. Para isso, pede-se o exame de dismorfismo eritrocitário, que em caso de positivo, indica uma glomerulonefrite como causa da hematúria.

 

 
 

O que é Hematuria?

 

Hematúria é a presença de células vermelhas do sangue (hemácias) na urina. A presença de hematúria nem sempre é indicativo de uma doença significativa; estudos mostraram que 9 a 18% dos indivíduos normais possuem algum grau de hematúria, porém, em alguns casos, a presença de hematúria pode ser sinal de uma doença importante que requer tratamento.
 

Tipos de Hematúria

 

A hematúria pode ser macroscópica quando a presença do sangue pode ser identificada a olho nu: neste caso a urina tem geralmente uma coloração avermelhada, ou microscópica quando o sangue pode ser identificado apenas com uso de microscópico.

Hematuria: você sabe o que é hematúria?
HEMATURIA

Cabe lembrar que a presença de apenas 1ml de sangue na urina já é o suficiente para deixá-la marrom ou avermelhada. Ou seja, a presença de uma urina de coloração escura não está obrigatoriamente relacionada à existência de um grande sangramento.

A variação da cor da urina na hematúria macroscópica não indica necessariamente o grau do sangramento urinário e até mesmo uma amostra de urina avermelhada não representa obrigatoriamente a presença de hematúria, pois o uso de alguns medicamentos ou a ingestão de certos alimentos como a beterraba podem tornar a urina escurecida. Nestes casos, a cor anormal da urina não é devida à presença de sangue, mas do próprio medicamento, sendo este o responsável pela mudança de cor.

 

Em alguns casos, o paciente refere outros sintomas além da hematúria, dificuldade ao urinar, febre, dor em região lombar (costas) entre outros; neste caso, a hematúria é dita sintomática, porém existem casos de hematúria assintomática, ou seja, quando ela não vem acompanhada de outras queixas.

 

 

Causas de Hematuria

O sangue presente na urina pode originar-se de qualquer segmento do trato urinário do ser humano como, por exemplo, rins, ureteres, bexiga, próstata e uretra. Algumas causas de hematúria estão listadas abaixo.

- Câncer de bexiga;
- Câncer de rim;
- Câncer de próstata;
- Câncer de uretra;

 

Hematúria macroscópica, microscópica, hematuria na urina ou maciça.

 

- Câncer de ureteres;
- Urolitíase (“pedra no trato urinário”);
- Infecção do trato urinário;
- Pielonefrite (“infecção nos rins”);
- Hipertrofia Prostática Benigna (“aumento da próstata”);
- Doenças renais de causas imunológicas, hipertensiva ou diabética;
- Cistite (irritação na bexiga);
- Prostatite (infecção na próstata);
- Trauma no trato urinário;
- Exercício físico intenso.


Diagnóstico da Hematúria

A hematúria macroscópica é facilmente identificada a olho nu pelo paciente, porém a hematúria microscópica só é detectada através do exame de urina, sendo que este não é útil apenas para identificar a presença de sangue na urina (no caso de não ser possível a sua identificação a olho nu), mas também para mensurar a quantidade de células vermelhas que estão presentes. Somente é considerada hematúria quando estão presentes 10 ou mais células vermelhas do sangue por campo microscópico de grande aumento. Após ser identificada hematúria, o médico poderá requerer exames adicionais para avaliar as possíveis causas da perda de sangue por via urinária.

Na mulher, a presença de sangue na urina não necessariamente indica hematúria, pois o sangramento pode ter advindo da vagina e não do trato urinário. Para poder especificar a origem do sangue, pode-se coletar urina através de um catéter inserido no orifício uretral (por onde sai à urina na mulher) ou pode ser inserido um tampão vaginal que impeça que o sangramento oriundo da vagina possa turvar a urina.

Após ser diagnosticada a presença de hematúria é importante averiguar se o sangue está presente persistentemente ou transitoriamente na urina, pois isso é essencial para diagnosticar as causas da hematúria. Para ser feita essa diferenciação podem ser realizados repetidos exames de urina durante vários dias.


Exames adicionais

Pacientes com hematúria macroscópica ou volumosa hematúria microscópica devem ser submetidos a uma avaliação do trato urinário para descartar possíveis doenças graves. Além da história clínica e do exame físico, o médico poderá solicitar outros exames a fim de averiguar as causas da hematúria. Dentre os diferentes exames adicionais que podem ser solicitados pelo médico, podemos mencionar:

- urinálise e exames de sedimentação da urina
- pesquisa de proteína na urina a fim de averiguar lesão nos rins
- urocultura para diagnosticar presença de infecção urinária
- exames de sangue
- exames de imagem do trato urinário como radiografia simples, ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética nuclear.
- cistoscopia (endoscopia urinária, ou seja, a introdução de um cateter pelo orifício por onde sai a urina a fim de observar o interior da bexiga urinária na busca de lesões ou tumores).
 

Tratamento da hematúria ou urina no sangue.

Tratamento da hematúria

O tratamento para hematúria deverá ser voltado a doença de base que está causando o sangramento podendo ser clínico (com o uso de medicamentos) ou cirúrgico. Em alguns casos, quando a hematúria não indica a presença de nenhuma doença grave, não é necessário realizar tratamento algum. Somente uma avaliação médica poderá dizer se é ou não necessária a realização de procedimentos terapêuticos.
 


 


 

 

Voltar a página inicial do Saúde com Inteligência.

 

ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL ACNE AFTA ALCOOLISMO ALOPECIA ALZHEIMER ARTERIOSCLEROSE ARTRITE ARTROSE BACTÉRIAS BELEZA BELEZA NATURAL BRONQUITE AGUDA BRONQUITE CRÔNICA BICO DE PAPAGAIO BROTOEJA BURSITE CABELOS CÁLCULO BILIAR CÁLCULO RENAL CALVÍCIE CÂNCER CELULITE COLESTEROL CÓLICAS MENSTRUAIS CÓLICA RENAL CORRIMENTO VAGINAL DIABETES DISFUNÇÃO ERÉTIL DENGUE DEPRESSÃO DOR DE GARGANTA EMAGRECIMENTO ENVELHECIMENTO PRECOCE ESPORÃO ESTRESSE ESCLEROSE MÚLTIPLA EXAME DE SANGUE EXAME DE URINA FARINGITE FEBRE FIBROMIALGIA FLATULÊNCIA FALTA DE MEMÓRIA GASTRITE GENGIVITE GLICOSE NO SANGUE GOTA GRIPE GUIA DO BEBE HIPERTENSÃO ARTERIAL HALITOSE HEMOGRAMA HEMORRÓIDAS HEPATITE HERPES HIPNOSE HIPOGLICEMIA HOMEOPATIA IMPOTÊNCIA INFECÇÃO INSÔNIA LARINGITE L-CARNITINA LEUCEMIA LEUCORRÉIA LÚPUS MAGNÉSIO MAL DE PARKINSON MASSAGEM MEMÓRIA MENOPAUSA MINERAIS NÁUSEA NEFRITE NEVRALGIA OSTEOPOROSE OSTEOARTROSE OBESIDADE OLIGOELEMENTOS PANCREATITE PÉ DIABÉTICO PEDRA NOS RINS PEDRA NA VESÍCULA PRESSÃO ALTA PREVENÇÃO DE DOENÇAS PRÍMULA QUEDA DE CABELO QUEIMADURAS QUEIXAS NA GRAVIDEZ RADICAIS LIVRES REJUVENESCIMENTO REUMATISMO SARAMPO SEMENTE DE CHIA SINUSITE SÍFILIS SOLUÇO SÓDIO E POTÁSSIO TENSÃO PRÉ-MENSTRUAL (TPM) TENDINITE TRIGLICERÍDEOS-TRIGLICÉRIDES TROMBOSE TUNEL DO CARPO ÚLCERA UNHA ENCRAVADA URETRITE URTICÁRIA VARICOCELE VARIZES VERMINOSE VERTIGEM VÍRUS ZONZEIRA ZUMBIDO NOS OUVIDOS

calculo renal  calculos renais  Pedra nos Rins  NQI funciona para tratar cálculo renal Cálculos Renal Cogumelo do Sol  NQI Pedra na Vesícula Artrite e Artrose 

nqi   suplementos   acne e espinhas www.jornaldasaude.com.br  www.cloretodemagnesiopa.com.br    www.listahotel.net  www.nqi.com.br  www.medicinaetratamentonatural.com.br  

Esta página e todas as informações contidas neste site são de propriedade SAÚDE COM INTELIGÊNCIA.

Referente a responsabilidade pelo uso das informações aqui contidas leia nosso DISCLAIMER.

Nenhuma parte deste website pode ser reproduzida sem a expressa autorização.
SAÚDE COM INTELIGÊNCIA - © 2007 -  2008 - 2009 - 2010 - 2011 - 2012 - Todos os direitos reservados.

Informações importantes sobre sangue na urina ou hematuria.