O que é gengivite, sintomas, causas, remedio, tratamento

Gengivite pode ocasionar a queda de todos os dentes. Aprenda aqui o que é gengivite, quais os sintomas, quais as causas, os tipos de tratamento, remedio, como tratar e curar gengivites.

 

Saúde com Inteligência - Saude On Line


   Digite na caixa abaixo o que você procura:

Pesquise no Google

 

 

 

SAÚDE COM INTELIGÊNCIA - O SEU GUIA DE SAÚDE ON-LINE
 

HOME DOENÇAS ASSUNTOS ARTIGOS AVISO LEGAL PUBLICIDADE CONTATO


TUDO SOBRE GENGIVITE

 

 

A gengivite é uma inflamação da gengiva que pode progredir e atingir o osso alveolar. É este que envolve e segura os dentes. É causada pela placa bacteriana ou biofilme dental, uma película incolor e pegajosa que se forma continuamente nos dentes. Se não for removida diariamente por meio da escovação e do uso do fio dental, a placa bacteriana pode se formar e as bactérias nela contidas poderão infeccionar não apenas a gengiva e a região ao redor dos dentes, mas acabarão por atingir o tecido abaixo da gengiva e o osso que suporta os dentes. Isto pode fazer com que os dentes fiquem abalados, caiam ou tenham que ser removidos pelo dentista.

 

gengivite

GENGIVITE

 

A Periodontia é a área da Odontologia que trata as doenças da gengiva, visando a prevenção às doenças e, se estas já estiverem instaladas, devolver a saúde aos Pacientes. Inúmeras doenças podem ser agravadas pelas doenças da gengiva, como o Diabetes, problemas cardíacos, etc.

 

 

tratamento da gengivite


A gengivite é a doença periodontal mais comum, estando associada à presença de placa bacteriana na região da margem gengival.


Sondando-se o sulco gengival, este não deve ter mais que 3mm. Quando a inflamação avança (profundidade de sondagem >3mm), atingindo osso, a patologia passa a chamar-se periodontite.

 

gengivite remedio

Como prevenir a gengivite.

gengivite tratamento

O que são gengivites.

 


Gengiva saudável


A gengiva saudável é firme, cor de rosa coral, não sangra facilmente e cobre toda a raiz do dente. Os dentes estão bem presos e o osso de suporte e as fibras do ligamento (que unem o dente, a gengiva e o osso de suporte) estão saudáveis (Figura 1 - abaixo a esquerda).

 

Gengivite e Doença Periodontal

Sua gengiva sangra? O sangramento gengival é um indício importante, que indica que algo de errado provavelmente está acontecendo. Tanto a gengivite como a periodontite são doenças causadas pela presença da placa bacteriana no espaço entre o dente e a gengiva e são caracterizadas por vários sinais, dentre eles o sangramento. Ou seja, sempre que o sangramento gengival ocorrer, deve ser um sinal de alerta, e se ele permanecer ocorrendo, sua causa deve ser investigada e tratada em breve. Outro detalhe importante é que tanto a gengivite como a periodontite podem provocar a alteração no odor do hálito.

 

Gengiva saudável e sem gengivites.
GENGIVA SAUDÁVEL


A gengivite é o estágio inicial dessa doença e quando não tratada pode evoluir para uma forma mais grave, que é a periodontite. Na gengivite, a placa bacteriana e o tártaro irritam a gengiva, que fica vermelha e inchada, podendo ocorrer sangramento quando tocada (Figura 2 - ao lado a direita). Entretanto, o osso de suporte e as fibras do ligamento não sofreram nenhum dano.

Gengiva com gengivites.
GENGIVITES

 

O quadro pode ainda evoluir para uma periodontite. Além dos sinais da gengivite, como o sangramento, na periodontite inicial, o principal sinal é o rompimento das fibras que unem a gengiva, o dente e o osso de suporte. Forma-se então a bolsa periodontal, ou seja, um espaço entre o dente e a gengiva, que significa a perda das estruturas ao redor do dente, como o osso de suporte e as fibras do ligamento.

 

Conheça os estagios da gengivite.


A gengivite é classificada em 3 estágios:

Gengivite: Este é o primeiro estágio da inflamação gengival causada pela placa bacteriana que se forma na margem da gengiva. Se a escovação e o uso do fio dental diariamente não forem suficientes para remover esta placa, ela produzirá toxinas (venenos) que podem irritar o tecido gengival, causando a gengivite. Você pode notar algum sangramento durante a escovação e o uso do fio dental. Neste primeiro estágio da doença, o dano pode ser revertido, desde que o osso e o tecido conjuntivo que seguram os dentes no lugar não tenham sido atingidos.

Periodontite: Neste estágio, o osso e as fibras de sustentação que mantêm os dentes em posição são irreversivelmente danificados. Ao redor da sua gengiva pode começar a se formar uma bolsa que avança para baixo da gengiva e onde ficam armazenados os detritos e a placa bacteriana. O tratamento dentário adequado e a higiene bucal minuciosa em casa, em geral, podem ajudar a prevenir danos maiores.

Periodontite avançada: Neste estágio final da doença, as fibras e os ossos de sustentação dos dentes estão destruídos, o que faz com que os dentes migrem ou mudem de lugar ou se tornem abalados ou móveis. Isto pode afetar sua mordida e, se o tratamento não for eficaz, você corre o risco de perder seus dentes.


Como saber se tenho gengivite?


A gengivite pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum entre os adultos. Se for detectada no seu estágio inicial, a gengivite pode ser revertida – portanto, visite seu dentista se notar qualquer um dos seguintes sintomas:
 

- Gengivas vermelhas, intumescidas ou inchadas, ou flácidas;

- Gengivas que sangram durante a escovação ou o uso do fio dental;

- Dentes que parecem mais longos devido à retração da gengiva;

- Gengivas que se separam ou se afastam dos dentes, criando uma bolsa;

- Mudanças na forma como seus dentes se encaixam quando você morde;

- Secreção de pus ao redor dos dentes e na bolsa gengival;

- Mau hálito constante ou gosto ruim na boca.

gengivite sintomas
GENGIVITE SINTOMAS


Como tratar gengivite?
 

O que é gengivite?

O tratamento dos primeiros estágios da gengivite, de modo geral, podem ser revertidos por meio da escovação e do uso de fio dental corretos. Uma boa saúde bucal ajudará a evitar que a placa se forme.
 
Uma limpeza profissional pelo seu dentista ou higienista é a única forma de remover a placa que se formou e endureceu, formando o tártaro. Seu dentista fará a limpeza ou raspagem de seus dentes para remover o tártaro acima e abaixo da linha da gengiva. Se o seu problema for muito sério, pode-se realizar um procedimento para aplainar a raiz nas suas partes mais profundas. Este procedimento ajuda a suavizar as irregularidades nas raízes dos dentes, dificultando o endurecimento da placa bacteriana.

Com consultas regulares, o estágio inicial da doença pode ser tratado antes que se torne um problema muito mais sério. Se seu problema for mais grave, será necessário fazer um tratamento no consultório dentário.
 


 

 

Voltar a página inicial do Saúde com Inteligência.

 

ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL ACNE AFTA ALCOOLISMO ALOPECIA ALZHEIMER ARTERIOSCLEROSE ARTRITE ARTROSE BACTÉRIAS BELEZA BELEZA NATURAL BRONQUITE AGUDA BRONQUITE CRÔNICA BICO DE PAPAGAIO BROTOEJA BURSITE CABELOS CÁLCULO BILIAR CÁLCULO RENAL CALVÍCIE CÂNCER CELULITE COLESTEROL CÓLICAS MENSTRUAIS CÓLICA RENAL CORRIMENTO VAGINAL DIABETES DISFUNÇÃO ERÉTIL DENGUE DEPRESSÃO DOR DE GARGANTA EMAGRECIMENTO ENVELHECIMENTO PRECOCE ESPORÃO ESTRESSE ESCLEROSE MÚLTIPLA EXAME DE SANGUE EXAME DE URINA FARINGITE FEBRE FIBROMIALGIA FLATULÊNCIA FALTA DE MEMÓRIA GASTRITE GENGIVITE GLICOSE NO SANGUE GOTA GRIPE GUIA DO BEBE HIPERTENSÃO ARTERIAL HALITOSE HEMOGRAMA HEMORRÓIDAS HEPATITE HERPES HIPNOSE HIPOGLICEMIA HOMEOPATIA IMPOTÊNCIA INFECÇÃO INSÔNIA LARINGITE L-CARNITINA LEUCEMIA LEUCORRÉIA LÚPUS MAGNÉSIO MAL DE PARKINSON MASSAGEM MEMÓRIA MENOPAUSA MINERAIS NÁUSEA NEFRITE NEVRALGIA OSTEOPOROSE OSTEOARTROSE OBESIDADE OLIGOELEMENTOS PANCREATITE PÉ DIABÉTICO PEDRA NOS RINS PEDRA NA VESÍCULA PRESSÃO ALTA PREVENÇÃO DE DOENÇAS PRÍMULA QUEDA DE CABELO QUEIMADURAS QUEIXAS NA GRAVIDEZ RADICAIS LIVRES REJUVENESCIMENTO REUMATISMO SARAMPO SEMENTE DE CHIA SINUSITE SÍFILIS SOLUÇO SÓDIO E POTÁSSIO TENSÃO PRÉ-MENSTRUAL (TPM) TENDINITE TRIGLICERÍDEOS-TRIGLICÉRIDES TROMBOSE TUNEL DO CARPO ÚLCERA UNHA ENCRAVADA URETRITE URTICÁRIA VARICOCELE VARIZES VERMINOSE VERTIGEM VÍRUS ZONZEIRA ZUMBIDO NOS OUVIDOS

calculo renal  calculos renais  Pedra nos Rins  NQI funciona para tratar cálculo renal Cálculos Renal Cogumelo do Sol  NQI Pedra na Vesícula Artrite e Artrose 

nqi   suplementos   acne e espinhas www.jornaldasaude.com.br  www.cloretodemagnesiopa.com.br    www.listahotel.net  www.nqi.com.br  www.medicinaetratamentonatural.com.br  

Esta página e todas as informações contidas neste site são de propriedade SAÚDE COM INTELIGÊNCIA.

Referente a responsabilidade pelo uso das informações aqui contidas leia nosso DISCLAIMER.

Nenhuma parte deste website pode ser reproduzida sem a expressa autorização.
SAÚDE COM INTELIGÊNCIA - © 2007 -  2008 - 2009 - 2010 - 2011 - 2012 - Todos os direitos reservados.

Muitas informações importantes sobre gengivite.