Esporão do calcâneo no calcanhar ou no pé

Encontre aqui as melhores informações sobre esporão do calcâneo. Entenda o que é esporão no calcanhar ou no pé, qual o melhor tipo de fisioterapia para este problema, remedios eo uso de palmilha. Tudo sobre cura para esporão. O esporão do calcâneo faz parte do quadro de Fasceíte Plantar e se caracteriza por um crescimento ósseo no calcâneo, mas é importante salientar que o esporão não ocorre na fascia plantar e sim no músculo flexor curto dos dedos, o qual é adjacente à fascia. Apenas 50% das pessoas com fasceíte tem esporão e 10% das pessoas sem dor no calcâneo também tem esporão, assim, via de regra, não há indicação de ressecção cirúrgica do esporao de calcaneo.

 

Saúde com Inteligência - Saude On Line


   Digite na caixa abaixo o que você procura:

Pesquise no Google

 
 
 
 

SAÚDE COM INTELIGÊNCIA - O SEU GUIA DE SAÚDE ON-LINE
 

 

TUDO SOBRE ESPORÃO DO CALCÂNEO

Normalmente começa com a dor nos calcanhares e quando se investiga o diagnóstico é de que a pessoa está com esporão do calcâneo. Alguns chamam de dor no calcâneo ou fasceite plantar. O Esporão do Calcâneo é um tumor ósseo benigno. A fascite plantar é uma inflamação no tecido que recobre os músculos da sola do pé, comumente chamada de esporão. Neste artigo você vai compreender um pouco mais sobre esta doença e aprender como tratar, sintomas, diagnóstico e tratamento.

O que é Esporão do Calcâneo?

O Esporão do Calcâneo é um tumor ósseo benigno. Define-se como uma espícula óssea, que se desenvolve na parte anterior do calcâneo (osso do calcanhar), especificamente na sua inserção com a fáscia plantar.

O osso do calcanhar (calcâneo) é o de maior tamanho em toda a estrutura óssea do pé e funciona como base de equilíbrio.

Em cada passo que damos, imprimimos todo o peso do corpo no calcanhar, pelo que o impacto na planta do pé e suas estruturas associadas é intensa e constante.


Esporão calcâneo

Desta forma, o esporão de calcâneo é uma calcificação que surge na região inferior da osso do calcâneo causada por microtraumas repetidos nessa região.

A calcificação e formação do esporão do calcâneo ocorre devido a microtraumas repetidos na região, causando pequenas rupturas na inserção dos ligamentos e tendões e iniciando-se o processo de cicatrização. Devido a fatores locais ( liberação de substâncias inflamatórias) ocorre uma metaplasia ( processo de cicatrização com células diferentes das células habituais da região) e surge um tecido calcificado na origem dos ligamentos e tendões. De modo simplificado é como se o osso crescesse para dentro dos ligamentos.

O esporão de calcâneo é um signo (sinal) radiológico que está presente em todas as pessoas que sofreram ao longo dos meses (ou dos anos) um microtraumatismo na região. Ter esporão de calcâneo não é igual a ter dor e não é necessário operar o esporão para curar a dor. Muitas vezes o médico ( ortopedista, reumatologista, fisiatra, etc.) usa termos mais simples para que o paciente tenha uma idéia da sua patologia. Resumidamente pacientes com esporão de calcâneo tem uma grande incidência de calcaneodinia.

Esporão no pé
 

A calcaneodinia (com dor na região inferior da calcâneo) é pouco frequente em pacientes sem o esporão e no futuro esses pacientes podem apresentar o esporão. A explicação para isso e simples: a dor é causada pela inflamação no local, a inflamação por sua vez é causada por microtrauma. Para aparecer a calcificação (o esporão) são necessários vários meses ou anos com microtrauma na região e deve ocorrer a metaplasia no local. Se faltar um desses fatores não aparecerá o esporão.



Tipos de esporão do calcâneo:

  • Extenso assintomático: não é doloroso e sua posição não interrompe a fáscia plantar;
     

  • Extenso sintomático: produz dor porque a área que ocupa a sua projeção anterior interrompe a fáscia plantar, produzindo inflamação e dor;
     

  • Pequeno: pode não aparecer radiologicamente, mas é o mais doloroso não pela sua dimensão ou estrutura, mas pela sua posição que neste caso se projeta para a fáscia plantar rompendo-a agressivamente.

Esporão do calcanhar

 

Esporão do calcâneo

Cura para esporão

O que é Esporão calcâneo?


Sintomas do esporão calcâneo:

- A dor é o principal sintoma e começa de manhã, quando são dados os primeiros passos e após os períodos prolongados de repouso;
- Raramente tem inflamação visível, avermelhamento ou outro sinal aparente na pele;
- É frequente entre pessoas que praticam desporto, pessoas com excesso de peso e pessoas com Pé Cavo ou Pé Plano;
- Existe dor pulsante na zona plantar do calcanhar;
- Existe dor no repouso e na deambulação;
- Existe dor ao colocar o calçado.

Temos que ter sempre presente que a dor no calcanhar nem sempre significa a presença de um esporão.


Orientações saudáveis:

- Usar sapatos com solas suaves, amortecedores e salto adequado (altura não superior a 2,5 cm);
- Usar sapatos fechados e protegidos para levantar grandes pesos;
- Evitar ficar em pé por tempos prolongado desnecessariamente;
- Controlar o excesso de peso corporal;
- Fazer exercícios fortalecedores da musculatura da planta do pé;
- Não iniciar corridas ou saltos sem a devida preparação da musculatura do pé.

 

 

 

 


  Digite na caixa abaixo o que você procura:

Pesquise no Google

 


Voltar a página inicial do Saúde com Inteligência.

 

ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL ACNE AFTA ALCOOLISMO ALOPECIA ALZHEIMER ARTERIOSCLEROSE ARTRITE ARTROSE BACTÉRIAS BELEZA BELEZA NATURAL BRONQUITE AGUDA BRONQUITE CRÔNICA BICO DE PAPAGAIO BROTOEJA BURSITE CABELOS CÁLCULO BILIAR CÁLCULO RENAL CALVÍCIE CÂNCER CELULITE COLESTEROL CÓLICAS MENSTRUAIS CÓLICA RENAL CORRIMENTO VAGINAL DIABETES DISFUNÇÃO ERÉTIL DENGUE DEPRESSÃO DOR DE GARGANTA EMAGRECIMENTO ENVELHECIMENTO PRECOCE ESPORÃO ESTRESSE ESCLEROSE MÚLTIPLA EXAME DE SANGUE EXAME DE URINA FARINGITE FEBRE FIBROMIALGIA FLATULÊNCIA FALTA DE MEMÓRIA GASTRITE GENGIVITE GLICOSE NO SANGUE GOTA GRIPE GUIA DO BEBE HIPERTENSÃO ARTERIAL HALITOSE HEMOGRAMA HEMORRÓIDAS HEPATITE HERPES HIPNOSE HIPOGLICEMIA HOMEOPATIA IMPOTÊNCIA INFECÇÃO INSÔNIA LARINGITE L-CARNITINA LEUCEMIA LEUCORRÉIA LÚPUS MAGNÉSIO MAL DE PARKINSON MASSAGEM MEMÓRIA MENOPAUSA MINERAIS NÁUSEA NEFRITE NEVRALGIA OSTEOPOROSE OSTEOARTROSE OBESIDADE OLIGOELEMENTOS PANCREATITE PÉ DIABÉTICO PEDRA NOS RINS PEDRA NA VESÍCULA PRESSÃO ALTA PREVENÇÃO DE DOENÇAS PRÍMULA QUEDA DE CABELO QUEIMADURAS QUEIXAS NA GRAVIDEZ RADICAIS LIVRES REJUVENESCIMENTO REUMATISMO SARAMPO SEMENTE DE CHIA SINUSITE SÍFILIS SOLUÇO SÓDIO E POTÁSSIO TENSÃO PRÉ-MENSTRUAL (TPM) TENDINITE TRIGLICERÍDEOS-TRIGLICÉRIDES TROMBOSE TUNEL DO CARPO ÚLCERA UNHA ENCRAVADA URETRITE URTICÁRIA VARICOCELE VARIZES VERMINOSE VERTIGEM VÍRUS ZONZEIRA ZUMBIDO NOS OUVIDOS

calculo renal  calculos renais  Pedra nos Rins  NQI funciona para tratar cálculo renal Cálculos Renal Cogumelo do Sol  NQI Pedra na Vesícula Artrite e Artrose 

nqi   suplementos   acne e espinhas www.jornaldasaude.com.br  www.cloretodemagnesiopa.com.br    www.listahotel.net  www.nqi.com.br  www.medicinaetratamentonatural.com.br  

Esta página e todas as informações contidas neste site são de propriedade SAÚDE COM INTELIGÊNCIA.

Referente a responsabilidade pelo uso das informações aqui contidas leia nosso DISCLAIMER.

Nenhuma parte deste website pode ser reproduzida sem a expressa autorização.
SAÚDE COM INTELIGÊNCIA - © 2007 -  2008 - 2009 - 2010 - 2011 - 2012 - Todos os direitos reservados.

 

Cuide bem do seu pé e previna-se contra o esporão do calcâneo.